Qual a diferença entre pele seca e desidratada?
Qual a diferença entre pele seca e desidratada?

Qual a diferença entre pele seca e desidratada?

20/04/2020

Você sabe qual a diferença entre pele seca e desidratada? Veja como descobrir!

Sabemos que existem 4 tipos de pele: oleosa, mista, normal ou seca. A diferença está em tipo de pele e estado da pele.

O tipo de pele nos acompanha por toda a vida, já o estado de pele é temporário. Por exemplo, a pele seca é um tipo de pele, enquanto a pele desidratada é um estado da pele.

Quem tem a pele do tipo seca, sabe muito bem os desafios do dia a dia, para manter a sua hidratação em dia, e isso acontece pela produção insuficiente de sebo ou óleo. A falta desses agentes naturais influencia totalmente na capacidade de retenção da hidratação natural da pele.

Então se sua pele vive descamando, tem uma textura áspera e muitas vezes coça e arde, e você usa mil e um produtos e nada resolve, talvez sua pele não seja realmente do tipo seca – mas sim, ela pode “estar” desidratada.

Esses sintomas não aparecem somente na pele do rosto, mas também nos cotovelos, joelhos, canelas e pés. No entanto, a forma de tratar a pele seca é diferente de tratar a pele oleosa. Vamos descobrir.


Pele seca

Como falamos anteriormente, pele seca é um “tipo” ou “estado de pele”. Uma pele é considerada seca, quando ela produz pouco sebo, característica esta que pode nos acompanhar desde nossos primeiros dias de vida, devido a genética (tipo de pele), ou que pode surgir na medida em que envelhecemos (estado de pele).

Se sua pele apresenta falta de oleosidade natural, você deve investir em produtos que possuem óleo na composição, de textura densa e com ingredientes emolientes e umectantes, para ajudar sua pele a recuperar o equilíbrio.

Importante também fazer uma leve esfoliação, removendo as células mortas e assim permitindo, que sua pele absorva melhor os nutrientes e consequentemente tenha um excelente resultado. Melhor ainda, se o esfoliante tiver óleo em sua composição. Dê preferência aos esfoliantes com óleo de amêndoas, pois estes hidratam, amaciam, previnem rugas e proporcionam elasticidade à pele.


Duo Hidratante e Esfoliante




Pele desidratada

A pele desidratada precisa de produtos, que vão repor a quantidade de água necessária para a saúde e conforto da sua pele. Neste caso, faça sua opção por produtos que contenham ureia, lactato e glucoglicerol. Verifique se o produto tem textura leve ou gel-creme, mais indicado para peles que tenham tendência a produzir oleosidade.

Extremamente importante é também tomar no mínimo 2 litros de água por dia e ter uma alimentação equilibrada, para que seu organismo possa se recuperar gradual e naturalmente.

E se eu estiver com a pele seca e desidratada ao mesmo tempo?

Fique tranquila, é normal acontecerem as duas coisas ao mesmo tempo. Neste caso, um médico dermatologista deverá ser consultado, para uma melhor orientação nos cuidados e um tratamento mais específico.


Previna-se

Importante também saber, quais são os grandes vilões de nossa pele – tanto do rosto como de todo nosso corpo: ingerir pouca água, tomar banhos muito quentes, excesso de ar condicionado, poluição do ar, stress, e inclusive não usar os produtos corretos para sua pele.

Por isso previna-se, evite o desconforto de uma pele com problemas, usando os produtos mais adequados.
Cuide com carinho do maior órgão de seu corpo, a pele!

E lembre-se: consultar um dermatologista, sempre será a melhor opção, para cuidar da sua pele de forma saudável!
Cuide-se, ame-se, envolva-se!


x
Nenhum produto no carrinho.